quarta-feira, 27 de outubro de 2010

"A mulher de aço"

Postado por Alexandre Panosso Netto


No dia 08 de outubro foi lançado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o livro "A mulher de aço: um estudo de caso sobre a feminilidade", de Jacir Alfonso Zanatta (Editora UCDB, 162p., R$ 35).


O livro chegou em minhas mãos esta semana. Trata-se do trabalho de conclusão de curso de psicologia de Zanatta, mas não tenha o leitor a ilusão que é um texto raso, como algumas monografias que temos visto por aí. Zanatta é formado em filosofia, jornalismo, psicologia, mestre em educação e escreve há mais de 10 anos. Por tudo isso, seu texto ganha uma forma poética, leve, acessível a todos, mesmo discorrendo sobre os complexos temas freudianos.
O autor utiliza sua verve poética (que eu desconhecia totalmente) intercalando a teoria com trechos de música e sua análise, e às vezes se deixa levar por inspirações que fogem à aridez dos textos acadêmicos, sem, contudo, perder o foco.
O estudo foca a feminilidade perdida de sua primeira paciente, Mara (nome fictício). Ela é a mulher de aço que assim teve que se forjar para suportar as adversidades da vida, como o egoísmo de todos a sua volta, uma gravidez não planejada, um companheiro machista e bruto, a falta de dinheiro e a ausência do carinho materno.
Após apresentar o caso clínico, o psicólogo-filósofo-jornalista-educador apresenta a interpretação teórica, com uma clara contextualização nos e dos textos acadêmicos.
Este é o primeiro livro do amigo Zanatta, pelo qual o parabenizo. Espero que outros venham em breve, e que seu texto continue sendo leve e compreensível e, acima de tudo, sempre valorizando a vida.


>>>>>>>>>
SUMÁRIO DA OBRA
Considerações iniciais
Cap. I - Um homem chamado Sigmund Freud
Cap. II -  A formação de um pensador
Cap. III - Uma filha chamada Psicanálise
Cap. IV - Uma neta chamada Psicoterapia
Cap. V - A teia conceitual
Cap - VI - A mulher de aço
Cap. VII - Caso clínico
Considerações Finais
Referências



Nenhum comentário: