domingo, 11 de setembro de 2011

Feria y Fiestas de la Virgen de San Lorenzo - Valladolid 2011

Postado por Alexandre Panosso e Tatiana Panosso

Entre os dias 2 e 11 de setembro é o período das Feiras e Festas da Virgem de São Lourenço, aqui em Valladolid (Espanha). Esta Virgem é a Padroeira da cidade, daí a importância das festas. (Veja mais em : http://info.valladolid.es/web/culturayturismo/san-lorenzo).
Cartazes históricos da Festa da Virgem de São Lourenço, de Valladolid; datam de 1902 e 1912. Fonte:

Diseño Gráfico en el comercio de Valladolid 1850-1950. Fundación Joaquín Díaz, 2009

Abertura oficial do evento; Praça maior da cidade.
Mas não pense que se trata de uma festinha qualquer. Não. O período escolhido coincide com o retorno das férias de verão, o retorno às aulas nas universidades e nos colégios, a reabertura do comércio (pequenos comércios, oficinas, escritórios, etc., ficam fechados aqui no verão, pois férias são férias, né; então todos voltam cheios de energia).
Calçadas, parques, praças, ficam cheios.
Desde modo a programação compreende centenas de atrações e milhares de horas. Em todos os cantos da cidade, quase todo o momento, há um evento, ou vários, acontecendo simultaneamente. As atrações são para crianças, jovens, adultos e terceira idade.
Tem até passeio de balão.
Na área esportiva há troféus de vôlei, tênis, futebol, judô, arco e flecha, meia maratona e atletismo variado.
Na quesito apresentações culturais há peças de teatro, cinema especial, teatro de rua, animações infantis, exposição de artes (pintura, cartazes históricos, etc), shows musicais (o mais esperado era do cantos espanhol Raphael - http://www.raphaelfans.com/fra-home.html)...
Feira de cerâmica; visão parcial (há dezenas de expositores).
Feira de cerâmica; visão geral.
No tema gastronomia é de matar... de felicidade. Praticamente todos os bares e restaurantes da cidade montam um quiosque na calçada, próximo ao estabelecimento, e oferecem comidas e bebidas feitas exclusivamente para este período. As ruas ficam cheias de quiosques e as pessoas saem passando de um a um tomando um trago e comendo um "pincho" (bocadillo, snack, enfim, um petisco), é o que os espanhóis chamam de "sair de tapas". 

No estacionamento do estádio de futebol também são montadas barracas das várias regiões espanholas que vendem suas comidas e bebidas típicas. Ao lado está o parque de diversões, e próximo também está o ponto do concurso pirotécnico. Imagine então a quantidade de pessoas.
Espaço do estacionamento do estádio de futebol.
Concurso pirotécnico; sexta-feria passada.
Outra visão de um dos espaços gastronômicos, e ao fundo a roda gigante do parque de diversões.
Mas o mais sui generis que vimos foi o evento "Tu aire es vida: Abanícate" (algo como "Teu ar é vida: abana-te"). Tratava-se do evento que previa reunir o maior número de pessoas se abanando simultaneamente, tudo para entrar no livro Guinness 2011. Em 2010, segundo os organizadores, o record era deles mesmo, mas este ano resolveram aumentar o número para 15 mil pessoas. O feito foi alcançado: http://pucelaproject.com/2011/09/batido-el-record-guinnes-de-personas-abanicandose-valladolid2011/ 
Mais de 15 mil pessoas se abanando.
Outra perspectiva. Tudo era festa.
Organização exemplar
Toda a programação da grande festa de 10 dias é impecável. Há um livro de 100 páginas, distribuído gratuitamente em sua casa (sim, eles enviam por correio na casa de cada habitante; não precisa nem pedir) com informações de horários, preços, atrações, sugestões e belas imagens. 
E sabe o que mais? Se o evento está marcado para as 20:00 horas, começará às 20 horas; se está marcado para as 17 horas, começará às 17 horas. Não tem essa de atraso não!
São tantas atrações que o povo se programa para ir a uma, e depois à outra, e depois em outra... portanto, nos pareceu um ótimo exemplo o cumprimento dos horários -  e isso é inflexível.

Ah, mas a maior atração da festa é a programação taurina, as "corridas de toros", como são chamadas aqui, ou as touradas, como são conhecidas no Brasil.
Mas isso é tema para a próxima postagem...
Um aperitivo do que são as touradas aqui... veja a próxima postagem.

Um comentário:

Luiz Trigo disse...

... adoro essas festas e logo vem a estação que eu mais gosto, o outono. E não gosto de touradas.