quinta-feira, 22 de abril de 2010

Especialização LATO-SENSU em Psicologia Política, Políticas Públicas e Movimentos Sociais - EACH/USP

Postado por Tatiana Panosso e Alexandre Panosso

Este é o primeiro curso de lato-sensu da EACH/USP.
O curso COMPLETO tem taxa única de 400,00 reais.
Vai perder a oportunidade?
Visite logo o site oficial onde estão todas as informações:
http://each.uspnet.usp.br/each/latosensu/psicologiapolitica/

Deixamos aqui os parabéns aos idealizadores e professores do projeto!
Abaixo algumas informações básicas

Curso de Especialização lato-sensu em Psicologia Política, Políticas Públicas e Movimentos Sociais

Áreas de Conhecimento: Ciências Humanas, Psicologia, Psicologia Social, Psicologia Política

Característica: Presencial/Virtual

Descrição:
Este curso de Especialização em Psicologia Política é a primeira iniciativa nesta área específica a ser implementada no Brasil. A primeira vez que esse termo foi mencionado foi em 1897 em uma obra de Gustave Le Bom. A psicologia Política se estabeleceu como campo de investigação em nível stricto sensu em 1973 nos Estados Unidos da América e na Europa. Em 1978 foi fundada a Associação Internacional de Psicologia Política - ISPP - na Universidade da Califórnia. No Brasil, foi fundada em dezembro de 2000 a Associação Brasileira de Psicologia Política - ABPP -, entidade mantenedora da Revista de mesmo nome, avaliada como A nacional pela CAPES/ANPPEP. Entre os proponentes desse curso encontram-se três dos fundadores da ABPP e Membros da comissão editorial da Revista Psicologia Política.
Este campo se preocupa com as relações entre indivíduo e coletivo, com as relações de poder que são construídas nas diversas esferas da vida social, com as produções identitárias de sujeitos e grupos, com as organizações sociais e sua interação social, comportamentos político e eleitoral, bem como com fenômenos coletivos que relacionam as questões da participação política.
Nesse sentido, este curso se constitui em uma importante oportunidade para a formação profissional e intelectual daqueles sujeitos que atuam em campos como o Marketing Político, Terceiro Setor, Educação Popular, Comunidades, Partidos Políticos, Movimentos Sociais e Juventude. Oferecer este curso propicia a Universidade de São Paulo um lugar histórico importante na construção desse campo no Brasil, consolidando-se enquanto instituição inovadora e com proposta de ponta em campos inovadores e potencialmente importantes para a transformação social.

Objetivos:
O presente curso de especialização tem por objetivo fundamentar teoricamente as práticas psicossociais junto às associações de bairro, sindicatos, terceiro setor, conselhos, partidos políticos, escola e movimentos sociais e outras áreas de atuação profissional que estejam relacionadas com fenômenos coletivos, assim como capacitar os/as alunos/as para a intervenção em instituições e/ou comunidades.

Objetivos Específicos:

* Capacitar e formar lideranças para a atuação nesses diferentes campos

* Analisar criticamente as políticas públicas, bem como elaborar propostas que auxiliem na elaboração das mesmas.

Nenhum comentário: