terça-feira, 13 de abril de 2010

XI ENTBL 2010 - Niterói-RJ - Segundo dia



Postado por Alexandre Panosso Netto
Vista do campus da UFF onde estamos.

O segundo dia do ENTBL iniciou com a mesa de debates "O urbano e ações culturais na produção do espaço", moderada pelo prof. Dr. Marcio Piñon, com a presença dos expositores Dr. Carlos Costa (Universidade de Aveiro, Portugal), Dr. Eduardo Yázigi (USP), Dr. José Gandara (UFPR) e Dra. Bianca Freire (UERJ /FGV).

Primeira mesa do dia.
José Gandara em sua exposição:

O auditório estava concorrido.

Atenção total ao que estava sendo apresentado.



Alguns pesquisadores presentes:


Ao meio dia iniciou a palestra de encerramento "Epistemologia e fenômeno turístico: construções possíveis?" com Marcelino Castillo Nechar, a qual tive a oportunidade de ser o moderador.


Momento de abertura da mesa.

Abaixo Marcelino em conferência
O tema despertou o interessa da platéia pela profundidade da abordagem feita. Falando em espanhol, Castillo partiu das definições e visões básicas da epistemologia e chegou à proposta, da qual compartilhamos, de construção de conhecimentos críticos em turismo e não somente a crítica a conhecimentos.

Agora à tarde continua a apresentação dos trabalhos inscritos nos grupos de estudos e às 19 horas haverá a plenária final. Todavia, já tenho a grata satisfação de informar que o evento superou as expectativas pela qualidade dos debates e do público e pelo empenho de toda a equipe organizadora.

Abaixo outros instantâneos do evento no dia de hoje.

Prof. Aguinaldo, Marcelly, profa. Fábia.


Estudantes na organização.

Estudantes

Profa. Adyr Balestreri analisando alguns livros.


Mais estudantes que trabalham no evento.


Amigas Maria José Giaretta, Claudia Moraes e Marlene Matias (o jovem não sei quem é).

Participantes compenetrados.


Atenção total.


Parecia que estava interessante.

Hora do almoço.

Um comentário:

sylvanamarques disse...

NIKITI, que saudade da minha nikitizinha, todo carioca da gema tem sempre um amor em Niterói pra atravessar a ponte todos os fins de semana e comigo nao foi diferente, que saudade da minha cidade (Rio)!
Nossa que legal!Em "Epistemologia e fenômeno turístico: construções possíveis?" Eu dava tudo para ser uma formiguinha e estar aí escutando, deve ter sido excelente.
Assisti uma banca com a professora Adyr Balestreri, adorei, as considerações dela foram ótimas, ainda mais que mesmo sendo de cunho histórico meu projeto engloba a produção de espaços.