terça-feira, 13 de abril de 2010

XI Encontro Nacional de Turismo com Base Local - Niterói - UFF

Postado por Alexandre Panosso Netto

Faço essa postagem na madrugada do dia 13 de abril de 2010.
Ontem pela manhã foi aberto o XI ENTBL (http://eventos.uff.br/entbl2010/) com o tema "Turismo e transdisciplinaridade: novos desafios". O evento está sendo realizado em Niterói, na Universidade Federal Fluminense - UFF.
Há uma grande equipe de professores que está na organização do evento...
Ao centro o reitor da UFF após a solenidade de abertura do evento. À sua esquerda prof. Aguinaldo Fatucci, um dos coordenadores do evento.

... que conta com o apoio dos alunos e demais professores do curso de turismo da UFF.
O coordenador geral do evento, Marcello Tomé, a aluna Marcelly e Marcelino Castillo

Às 10 horas tivemos a apresentação do expoente pesquisador francês Rémy Knafou (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne) que falou sobre Turistificação com base local. A mesa foi moderada pelo Dra. Adyr Balastreri Rodrigues, da USP.
À tarde foram as apresentações dos 7 grupos de estudos, onde 92 trabalhos científicos estavam inscritos e aprovados.

Como primeira atividade da noite tivemos a Mesa 1 - "Ruralidade e natureza: interfaces com a ação turística e a inclusão social", que contou com a presença dos doutores Marta Irving (UFRJ), Maria Goretti Tavares (UFPA) e Vivente de Ávilla (UCDB). A intermediação foi feita pela professora da UFF Fábia Trentin.
Mesa "Ruralidade e natureza: interfaces com a ação turística e a inclusão social".

Para finalizar o dia de trabalhos foram lançados 3 livros: Eduardo Yágizi (sobre planejamento turístico no Brasil), Marta Irving  (sobre desenvolvimento, meio ambiente e turismo) e Marcelino Castillo e Alexandre Panosso (sobre epistemologia do turismo).
Eduardo Yázigi, Marcelino Castillo e Marta Irving apresentando seus livros.


Um momento enquanto autografávamos o livro "Epistemología del turismo"


Mesa redonda da noite.

Visão geral do auditório.

Professores José Gandara (UFPR), Fidelis Ávila (UCDB) e Marcello Tomé (UFF).

Prof. Miguel Bahl (UFPR) e profa. Luciane Lopes

Professores colegas da USP: Marcelo Vilela, Eduardo Yázigi Sidnei Raimundo e eu.

O ENTBL está sendo realizado sob condições especiais em Niterói, devido à catástrofe da última semana com as fortes chuvas. Desta maneira, não há festas nem coffee break no evento. O dinheiro que seria gasto com essas atividades está sendo encaminhado para as vítimas do sinistro. Uma forma simples, mas original e sincera dos organizadores e participantes do evento se solidarizarem com a cidade de Niterói.
eixo claro que apóio e aplauso desde já a idéia. Destaco também que tudo isso não tirou o brilho nem a qualidade do evento, que está muito elevada.
Parabéns aos organizadores.

Um comentário:

Marino Lacay disse...

Professor
Adorei as fotos, também conhecé-lo e partilhar alguns momentos do evento, embora a tristeza de ver Niteroi daquele jeito, logo depois da catástrofe dos desabamentos.