terça-feira, 14 de dezembro de 2010

F. W. Ogilvie - "The tourist movement", 1933

Postado por Alexandre Panosso Netto

Após um tempo de garimpagem, na verdade mais ou menos uns 6 meses, acaba de chegar em minhas mãos o livro clássico "The tourist movement", de F. W. Ogilvie, publicado em Londres em 1933 pela P. S. King & Son, LTD. (228 páginas).


Comprei de um sebo na internet. Não recordo em que país estava o livro. Paguei por ele em torno de 50 reais, se não me engano.
Ogilvie era professor de economia política na Universidade de Edinburgh e Fellow do Trinity College, Oxford.

The tourist movement aborda os temas dos movimentos turísticos, mostrando que o turismo de massa já existia antes mesmo da Segunda Guerra Mundial, principalmente na Europa. O livro é dividido em três partes:

1 - O Movimento Turístico
2 - O Movimento Turístico no Reino Unido
3 - O Movimento Turístico de Alguns Países

Já em 1933 a obra abordava a questão da definição do termo "turista" e várias de suas nuances que ainda persistem. Além disso, o autor destacou alguns problemas que até hoje afligem os estatísticos do turismo, quais sejam:
_como medir os fluxos;
_ como coletar os dados nas fronteiras;
_ como e quando considerar que as estadias e os movimentos e;
_ como medir os gastos dos turistas, entre outros aspectos.

O significado econômico do movimento turístico, com diferenciação entre imigrantes e turistas, bens e serviços turísticos e hotéis e meios de transporte também são abordados.
O tema principal do livro é o aspecto econômico do turismo, mas destaca-se, de forma importante, a vasta bibliografia apresentada dos primeiros estudos científicos do turismo que o autor apresenta. Entre  eles o estudo do italiano L. Bodio (Sul movimento dei forestieri in Italia e sul denaro che vi spendono, de 1899) e o do professor alemão W. Morgenroth's, de 1927 (Fremdenverkehr) entre outras dezenas de importantes autores.
Há também dois apêndices e índice remissivo.

Creio que The tourist movement é de um daqueles estudos clássicos que, por motivos toscos, foi esquecido. É uma análise importante de um período pouco conhecido das teorias do turismo nos primeiros anos de seu surgimento.
Já escrevi e falei isso, e torno a dizer, muito do que é escrito hoje em turismo, sobre sua teoria e interpretações acadêmicas, já foi dito. Seria necessário um retorno aos primeiros estudos do início do século XX para aprendermos um pouco mais deste tão fascinante fenômeno humano.

Ogilvie está aí para confirmar.

Nenhum comentário: