quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A. J. Norval "The tourist industry" 1936

Postado por Alexandre Panosso Netto


Além do livro do F. W. Ogilvie (The tourist movement), que chegou nesses dias (veja postagem anterior), também consegui encontrar "The tourist industry", de A. J. Norval, publicado no ano de 1936, em Londres, por Sir Isaac Pitman & Sons, LTD.
Norval era doutor em comércio e professor de comércio e economia industrial na Universidade de Pretória.

Este comprei pela internet de um sebo de Massachusetts, EUA, custou 45 dólares americanos, mais 15 de transporte.
O livro tem 343 páginas, mais 32 páginas de publicidade da editora e está impecável, com capa dura recoberto com uma espécie de tecido.
Numa rápida olhada vi que foi escrito por encomenda do governo da África do Sul, portanto, deve ser lido tendo em mente esse fato.

São 11 capítulos que seguem uma sequência lógica de apresentação. Primeiro o autor apresenta o aspecto geral, mundial, e depois o tema na África do Sul. Por exemplo, o capítulo 2 aborda as estatísticas turísticas em diferentes países e o capítulo 3 estatísticas de turismo na África do Sul, e assim por diante. 
Abaixo o sumário da obra.

A bibliografia chama a atenção. São 7 páginas, com perto de 100 trabalhos citados, todos fundamentais para entender o turismo no período entre guerras do século XX. Apesar de serem trabalhos publicados entre 1900 e 1930, o autor utilizou-se também de vários estudos do séculos XIX, XVIII e alguns do século XVI, em menor quantidade.

O enfoque, mais uma vez, é na estatística e na economia, confirmando que os estudos turísticos têm raízes fortes nessas ciências. 
São apresentadas, comentadas e analisadas estatísticas de turismo da Austrália, Áustria, Canadá, França, Alemanha, Grã Bretanha, Itália, Japão, Iugoslávia, Nova Zelândia, Noruega, Suécia, Suíça e EUA.

Ando buscando esses textos mais antigos para compreender como o turismo passou a ser estudado cientificamente, pura curiosidade, que está sendo transformada em projeto de pesquisa.

Nada melhor do que aliar o estudo, trabalho e lazer. Ócio criativo, diria Domenico De Masi.

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