sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

TIM - A culpa é do sistema e eu também vou reclamar!

Postado por Alexandre Panosso Netto

Já faz quatro meses que penso nisso e cheguei até a decidir que não iria publicar isso aqui. Mas me inspirei no blog de meu amigo Luiz Trigo (luiztrigo.blogspot.com), que sempre reclama dos maus serviços, e resolvi contar a "linda história de amor" que estou vivendo com a operadora de telefonia TIM.

Nosso caso começa em algum dia do fim do mês de julho de 2010, quando recebi uma mensagem pelo celular me dando os parabéns por minha mudança de plano. Tá, mas eu não havia solicitado mudança alguma!

Passei a receber todos os meses uma recarga de celular, mas a conta nunca chegava. Estranhei. De repente, sem ao menos um aviso, o celular ficou mudo e surdo. Mudinho. Surdinho. Não falava. Não escutava.

Liguei no atendimento ao consumidor. Me informaram que o meu número pertencia a outra pessoa. O número que eu tenho desde abril, ou maio, de 2006, comprado na C&A do Shopping Penha, na cidade de São Paulo, pertencia a outra pessoa. Detalhe: pertencia a outro Alexandre, inclusive com outro cadastro e morando em outra cidade.

Após a reclamação, cadastro vai, cadastro vem, ficou acertado que o fone seria novamente cadastrado em meu nome e eu receberia as contam em meu endereço. O primeiro protocolo que tenho é de 02 de agosto deste ano - há 4 meses e 1 dia.

Nesse meio termo, recebi uma ligação do Alexandre Fulano de Tal que a operadora cadastrou o meu número, que me pareceu ser uma pessoa muito correta, querendo saber de quem era esse número. O meu número. Ele informou que em julho havia adquirido um número da TIM, que era diferente do meu, mas passou a receber uma conta em seu nome referente ao meu número. Ou seja, um problema de sistema.

Alguém trocou algo lá na central da TIM. Sei lá o que aconteceu! Seria, talvez, mas muito talvez, bem distante, falta de qualidade nos serviços? Não estou afirmando, só perguntando, tá!

Pedi a ele que não se preocupasse que eu já havia resolvido (que ingenuidade a minha) tudo com a TIM.

Bom, o fato é que passei a receber as contas de meu fone aqui em minha casa, o problema é que elas estão em nome do Alexandre Fulano de Tal e não no meu!

Liguei várias vezes na TIM e pedi a alteração. Falaram que eu tinha que ir a uma loja de atendimento. Fui à loja do Shopping Tatuapé. Depois de uma hora de espera o rapaz fez os protocolos e duas horas depois de chegar à loja, fui para casa contente, pois o problema havia sido resolvido (mas que teimosia a minha em ser ingênuo!).

As contas continuaram a chegar, em nome do outro Alexandre, aqui em casa, só que desta vez, com elas também recebo, todas as semanas, 5, 6, ligações da TIM para me informar, sabe o que? que minha conta está atrasada. Detalhe: ou mudaram o meu nome ou mudaram o outro Alexandre de casa, endereço e até de cidade... que coisa!!!

Já falei mil vezes (mil não, mas umas 20 sim) às/aos atendentes da TIM (já falei com vários: Maria, Angêlica, Monica, Giovana, Patrícia, Jessica.... ah, falei também com Paulo, Thiago, João, etc...) que eu  quero pagar a conta, mas desde que esteja em meu nome.

Bom, fiquei com a paciência esgotada, para não dizer outra coisa, e fiz a reclamação na ANATEL no último dia 30 de novembro. São 5 dias para a solução.
Enquanto espero a solução do problema, só para variar, hoje de manhã, enquanto estudava, recebi três ligações da TIM. A abordagem é a de sempre:

TIM  - "Temos uma informação importante. Poderia nos confirmar alguns dados?"
Eu - "Sim, mas primeiro, em nome de quem está a linha? do Alexandre?"
TIM - "Sim, do Alexandre, mas não podemos informar o nome completo, o senhor poderia confirmar?"
Eu - "Está em nome de Alexandre Fulano de Tal" ?
TIM - "Sim."
Eu  - Também sou Alexandre, mas a linha não está em meu nome....blá, blá, blá...".

E assim eu explico toda a história cada vez que me ligam. Nenhum dos atendentes tem autonomia para resolver o problema e me pedem para ligar na central de atendimento ao cliente. Já fiz isso, mas nada!
Hoje liguei para o Alexandre Fulano de Tal, o outro, e pedi para ele entrar em contato com o atendimento da TIM. Ele ficou surpreso, pensou que o problema já havia sido resolvido.

Enquanto isso, se meu celular não ficar mudo e surdo novamente, vou usando-o. Não quero trocar de número, pois sabe como é, né. Dá o maior trabalhão atualizar os dados com os colegas, profissionais, na universidade, com amigos, família, vixe... já me canso só de pensar. E outra, tenho direito a manter esse número. Escolhi. É meu e não ocasionei essa confusão. Então... não troco e pronto!

Espero que o bom senso vença a burocracia/burrocracia e que eu não seja mais penalizado. Confio na ANATEL. Até dia 08 terei uma resposta.
Eu conto para você, pode deixar.

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