segunda-feira, 29 de março de 2010

Francisco Muñoz de Escalona y Lafuente - outro amigo do turismo

Postado por Alexandre Panosso
Num desses dias em que estava procurando pela internet textos interessantes sobre a pesquisa em turismo, deparei-me como nome do espanhol Francisco Muñoz de Escalona y Lafuente.
Francisco, degustando um Verdejo de Rueda.

O primeiro texto seu que encontrei foi "El turismo explicado con claridad", disponível, mediante pagamento, no site http://www.librosenred.com. Há outros livros e artigos seus em http://www.eumed.net/.

"El turismo explicado con claridad"

Sua formação é em economia, com doutorado sobre economia do turismo, tendo como orientador nada menos que Manuel Figueirola. 
Ele também fez a tradução para o espanhol de uma importante obra de Kurt Krapf intitulada "La consumición turística. Una contribuición a la teoría de la consumición", original em alemão de 1953 (a tradução foi feita a partir de da tradução do francês, de 1964, feita por René Baretje).

Obra de Krapf, traduzida por Francisco.

Sua proposta original é que a economia do turismo se configura a partir do produto turístico e não a partir da demanda, conforme indica a Organização Mundial do Turismo. Uma proposta interessante que vale a pena ser analisada e que já gerou vários debates em congressos de turismo.
Lógico que comprei o livro "El turismo explicado con claridad" e me chamou muito a atenção a forma como ele desenvolvia suas idéias. 
Como estávamos, Tatiana e eu, indo para Espanha, resolvi lhe escrever para, quem sabe, debatermos alguns pontos que para mim não estavam claros. Nos encontramos em Madrid, Francisco, Manuela (sua esposa), Tatiana e eu. (Em tempo: Manuela desenvolve trabalhos sociais com menores abandonados e órfãos). 
Foi um dia magnífico regado com bom vinho, boa companhia e excelente conversa. Nos tornamos amigos (ao ponto que Francisco tornou-se "Paco" para nós).
Em outra oportunidade fomos visitá-lo em Oviedo, onde residem. No ano passado nos encontramos em Toluca, México, no Congresso de Investigação organizado pelo grupo do mestrado e doutorado em turismo da Universidad Autónoma del Estado de México.
E novamente neste mês de março nos encontramos em Madrid, agora para um almoço para celebrar nossa amizade.

Nesse dia, um sábado e penúltimo dia de estada em Madrid, nos reunimos Marcelino Castillo, Francisco, Manuela e eu (foto acima).

Francisco nos convidou para o  restaurante Pazo Curuña, onde tomamos um Verdejo de Rueda (foto acima) e provamos de entrada esses mini polvos com batatas  (foto abaixo).

O prato principal foi esse pescado, servido no capricho.

Não lembro o nome do peixe, mas sei que é o prato típico do restaurante.
Nem vou falar do sabor...

Nossas conversas sempre giram em torno de temas específicos, tais como: a situação atual do Brasil e da Espanha no contexto econômico e social; viagens; origens científicas dos estudos turísticos; personagens e livros de turismo; gastronomia e vinhos.
Manuela e Francisco 

Francisco com dois licores ao final do almoço.

Aqui estávamos brincando com a máquina fotográfica.

Francisco e Manuela são daqueles amigos que podemos nos orgulhar em ter. Pessoas inteligentes, bem humoradas, que conhecem o mundo, apreciam a boa mesa e os bons costumes, gostam de fazer e cultivar amizades, são respeitados e respeitadores.
O que mais alguém pode desejar dos amigos? Apenas um próximo encontro. E que não tarde!

Nenhum comentário: