sexta-feira, 5 de março de 2010

INVTUR - Aveiro - Portugal

Postado por Alexandre Panosso
Entre 10 e 13 de março estará acontecendo em Aveiro, Portugal, o congresso INVTUR - Investigação em turismo: estado da arte e perspectivas de futuro. O evento está sendo realizado pela Universidade de Aveiro (http://www.ua.pt/event/invtur2010).
Segundo o site do evento, "trata-se da maior conferência científica alguma vez organizada no nosso país  sobre o Estado da Arte, perspectivas futuras da investigação em Turismo em Portugal, do seu enquadramento em termos internacionais, e da sua relação com o mundo das empresas e organizações que operam na área do turismo".
Já estou sabendo que já vários brasileiros que irão apresentar trabalhos. O prof. Luiz Trigo e eu temos dois estudos que iremos apresentar, sendo eles "Indicadores de cientificidade do turismo no Brasil" e "A recente história do turismo brasileiro (1970-2010)".
O evento também entregará um prêmio denominado Bolsa de Inovação em Turismo para premiar projetos inovadores em turismo.
Alguns dos palestrantes que estarão lá são John Tribe, Geoffrey Wall, Dimitrios Buhalis e Chris Cooper.
Serão 35 sessões de debates/grupos de trabalho, com mais de 200 estudos para serem apresentados.
Estou com boa expectativa para os debates, que ocorrerão em português e inglês, línguas oficiais do evento. 
Aproveitando a viagem, visitarei o Instituto de Estudios Turísticos da Espanha (Madrid) e três outras universidades espanholas para coletar material para minha pesquisa financiada pelo CNPQ (www.cnpq.br), intitulada "Fundamentos das teorias do turismo (1883-1942)". As universidades que visitarei são: Antonio de Nebrija e Rey Juan Carlos, ambas em Madrid, e Miguel de Cervantes, em Valladolid. Essa pesquisa estará finalizada até fins de 2011.
Vou arrumar a mala e preparar a mente para novas idéias e reflexões!


Nenhum comentário: