sexta-feira, 12 de março de 2010

INVTUR 2010

Postado por Alexandre Panosso
Começou no dia 10 de março o INVTUR 2010 aqui na Universidade de Aveiro, em Portugal.

Segundo os organizadores, são quase 700 inscritos no evento, sendo que mais de 300 pesquisadores enviaram trabalhos de 27 países.
O evento está configurado da seguinte forma: na parte da manhã são as sessões plenárias com conhecidos pesquisadores internacionais e na parte da tarde são as sessões dos grupos de trabalho, nas quais há de cinco trabalhos com temática semelhante que são apesentados pelos participantes.
Esses trabalhos foram previamente aprovados pela comissão científica do evento e já estão todos publicados em três volumes na revista Turismo e Desenvolvimento. Ao todo são 1174 páginas publicadas. Uma bela e primorosa coleção de estudos científicos do turismo. Os temas trabalhados são vários: hotelaria, marketing, economia e impactos do turismo, inovação e gestão, desenvolvimento, impactos sociais, espaços urbanos, métodos de investigação e abordagens interdisciplinares, nichos de mercado, e-turismo, turismo em áreas naturais, investigação entre vários outros.
A participação do público está sendo ótima e a organização, sob o meu ponto de vista, está perfeita. O staff é muito atencioso e tudo parece correr conforme o planejado.
Já tive a oportunidade de encontrar muitos colegas do turismo que já conhecia e conhecer outros, de vários países.
Vista parcial de um dos prédios da Universidade de Aveiro. Foto tirada do restaurante.
A Universidade de Aveiro oferece doutorado em turismo e seu coordenador é o professor Carlos Costa, o presidente do evento. A infra-estrutura da universidade é vasta, com edifícios espaçosos, bem iluminados e distantes um do outro. Entre eles há vazios que dão uma idéia de profundidade interessante. Creio que era essa a idéia dos arquitetos.
O evento termina hoje. Amanhã voltaremos para Valladolid logo na parte a manhã.

Nenhum comentário: