quarta-feira, 17 de março de 2010

Universidad de Valladolid

Postado por Alexandre Panosso Netto

Como parte dos estudos que vim desenvolver aqui na Espanha, hoje tive a oportunidade de pesquisar no acervo da Faculdade de Filosofia y Lestras da Universidad de Valladolid.
Faculdad de Filosofia y Letras - UVA

O estudo que estou desenvolvendo versa sobre os primeiros autores que abordaram o turismo de forma científica em fins do século XIX. Estou fazendo uma contextualização de tais autores e temas e os livros desse período são a minha principal fonte de dados.
São muitos metros de corredores cheios de livros. Esse da foto tem mais de 120 mts de comprimento

Quem me recebeu na biblioteca foi o Francisco Franco. Formado em turismo, bibliotecário e estudante de jornalismo, trabalha há muitos anos como bibliotecário e conhece muito bem o acervo em questão.
Felix Tomillo e Francisco Franco (bibliotecário)

A Universidad de Valladolid é considerada por muitos como a primeira universidade da Espanha; outros consideram a primeira a Universidade de Salamanca. Um belo debate que mexe com os brios dos salamantinos e dos pucelanos.
Apenas para ilustrar, corredores da...

Universidade de Salamanca.

A biblioteca que visitei possui 265 mil títulos. Grande parte de livros antigos e únicos. Há uma coleção também de relatos de viajantes de vários anos dos séculos XVIII e XIX (pelo menos foi isso o que pude identificar hoje).
Um sala repleta de títulos antigos.

Aqui alguns títulos de viagens...
...que são interessantes por caracterizarem uma época áurea.

Algumas raridades

A convite do Francisco, ele me mostrou uma réplica do livro mais atigo da universidade, o "El Beato de Valcavado", do ano 970. 

El Beato de Valcavado

Após a coleta de dados de hoje uma coisa está certa: material para pesquisar há e muita coisa importante está por nós esquecida.

2 comentários:

Luiz Trigo disse...

Por isso a memória da pesquisa na área é fundamental para termos idéia do arcabouço histórico que gerou essas obras. E tome uns vinhos por mim para comemorar as pesquisas.

Alexandre Panosso Netto disse...

Olá Trigo!
De fato o material para pesquisa no campo que estamos inseridos nesses arquivos é formidável. Muita coisa para se ler, conferir, se maravilhar, pois o conhecimento é também prazer.