sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo - Faculdade Drummond

Postado por Alexandre Panosso Netto

Temos observado na última década uma crise dos cursos de graduação em turismo no Brasil. Vários foram os fatores geradores desta crise, entre eles muita oferta e pouca demanda; professores e faculdades mal preparados para ensinar turismo; mercantilização do ensino; falta de emprego para os recém formados.

Creio que esse momento está passando. Com a abertura de novos cursos de graduação nas universidades públicas em todo o país e a criação e cursos técnicos, o ensino do turismo está se recuperando, ainda mais que todos estão ansiosos com os novos empregos que serão gerados com os eventos de 14 e 16.
Alunos e professores de turismo da Faculdade Drummond - São Paulo.

Foi esse movimento de mudança, de novidade, de criatividade, que tenho percebido nas palestras que estou desenvolvendo em vários estados e que também percebi nesta semana quando estive na Faculdade Drummond, na região do Tatuapé, aqui em São Paulo, para a palestra sobre os "Cenários do turismo brasileiro".
Fui convidado pela coordenadora do cursSuperior de Tecnologia em Gestão de Turismo, profa. Patrícia Fino. Creio que havia uns 100 alunos no auditório e durante quase duas horas debatemos sobre as possibilidades e os problemas do turismo no Brasil.
Equipe organizadora do evento.

Detalhe: o evento foi todo organizado e planejado pelos próprios alunos da disciplina de eventos.
Os alunos se mostraram muito interessados nas temáticas e estão preocupados com o futuro da profissão. Em uma enquete rápida que fiz, percebi que muitos deles já trabalham na área, mas outro número maior ainda busca emprego. Essa situação tenderá a mudar gradativamente a partir da aquisição de experiência no setor.
Está claro que se o grupo de alunos possui uma liderança acadêmica, que orienta claramente nos rumos da profissão, indica bibliografias importantes, estimula o desenvolvimento intelectual e prático, mostra os pontos positivos e negativos da área, maior possibilidade de sucesso todos terão.
De fato, esse deve ser um dos papéis desempenhados pelos educadores do turismo.
Deixo meus parabéns às professoras Marcela, Neide e Patrícia da Faculdade Drummond pelo evento tão bem organizado e por buscarem estimular seus alunos na correta compreensão do turismo.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Ps1.: Esta é a postagem de número 100 de nosso blog. Estamos contentes, pois já são por volta de 10 mil acessos. Nem pensávamos que chegaria a tanto. Sem contar os inúmeros emails e amigos virtuais que fizemos.
Ps2.: As postagens mais visitadas até agora são as que falam do turismo no estado do Pará; as da poetisa do Mato Grosso do Sul, Sandra Andrade; as de Fordlândia; as de epistemologia do turismo; dos livros lançados e as do ENTBL 2010.
Ps3.: obrigado a todos pelos acessos e comentários.

Assinam: Alexandre Panosso e Tatiana Panosso

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Alexandre,

Parabéns e obrigado pelas postagens. Espero que muitos mais virão e que continue em frente com muita força e vontade. Eu sou um leitor assíduo do teu blog, ainda que este é o meu primeiro comentário.

Um grande abraço desde a Universidade do Algarve, Portugal.
Manuel Alector Ribeiro

Marcela Ferreira disse...

Obrigada Alexandre pelas palavras e com certeza nossa equipe trabalha em prol das melhores perspectivas da área de turismo.