segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Editora ALEPH e o Turismo

Postado por Alexandre Panosso Netto

A Editora Aleph (www.editoraaleph.com.br) é líder em dois segmentos na atualidade no Brasil: 1) Ficção Científica e 2) Turismo. Abordarei aqui o tema do turismo.
É líder em turismo pois é a editora brasileira com o maior número de livros de turismo (acadêmicos e científicos) do país. Foram mais de 70 títulos publicados nos últimos 10 anos, sendo que destes 64 ainda encontram-se em catálogo.


Quando a editora iniciou suas publicações em turismo o mercado editorial na área estava em alta. Havia centenas de cursos superiores de turismo (foram registrados mais de 600 cursos pelo INEP - os últimos dados de 2008 apontam "só" 575) e por volta de 80 mil alunos. Hoje, claro, esse número é bem menor e está se estabilizando por volta de 40 mil.
Dentre os clássicos de turismo da editora é possível apontar, em primeiríssimo lugar, o "Sociologia do turismo", do suíço Jost Krippendorf. Um livro que foi publicado pela primeira vez, na Suíça, em 1984, e ainda hoje é atual, surpreendente e necessário para entendermos o deslocamento de massa nos países desenvolvidos. A última edição é comemorativa aos 25 anos de publicação da obra. Possui as fotos originais da primeira edição, e vários textos de especialistas comentando a obra.

Outro clássico é "Geografia do turismo" de Douglas G. Pearce, que aborda os fluxos turísticos pelo mundo e aspectos caros ao planejamento turístico.

Meu primeiro livro com a Aleph foi o "Reflexões sobre um novo turismo: política, ciência e sociedade" (2003), em conjunto com o prof. Luiz Trigo. Ele me convidou para redigir o texto. Eu já tinha algo pronto, apresentamos à editora e em pouco tempo a publicação estava feita. Foram duas edições.


No ano passado publicarmos o "Cenários do turismo brasileiro" (2009), que apresenta um panorama do turismo no Brasil e que, originalmente seria a terceira edição do "Reflexões...", mas o texto foi tão atualizado, com vários outros capítulos, que tivemos que optar em dar outro título ao livro. De fato, é outro livro.


Em 2005, Betty Fromer, diretora da Aleph, foi assistir minha defesa de doutorado na USP e saiu de lá com  a cópia da tese para publicação. Defendi em maio, e em setembro o "Filosofia do turismo: teoria e epistemologia" estava publicado. A segunda edição está no forno. Sairá em breve com atualizações, ampliações, nova bibliografia e nova teoria.
Ah, sim, o Filosofia do turismo virou "Filosofía del turismo" (2008), na tradução da editora mexicana Trillas.


O "Teoria do Turismo: conceitos, modelos e sistemas" (2008) foi escrito com o colega e amigo Guilherme Lohmann. Esse é um texto mais denso, para ser consultado e não lido de "ponta a ponta" de uma só vez. Esse tem recebido boa aceitação entre os colegas professores de turismo e seus alunos. A primeira edição está esgotada. A primeira reimpressão já está saindo. 
Esse também já está traduzido para o espanhol pela Trillas. Estamos esperando a publicação que a qualquer momento pode ocorrer.


Com todo esse envolvimento com a Aleph, fui convidado pelo Adriano e pela Betty, os diretores, para ser editor de turismo junto com o Guilherme Lohmann, que hoje está morando e trabalhando na Austrália.
Neste sentido, dedicamos alguns momentos para analisar os possíveis livros para publicação. É um trabalho agradável, que toma pouco tempo e nos deixa por dentro das novidades editoriais e de pesquisa em nossa área no Brasil.
Betty, Alexandre, Luiz e Adriano.

Hoje tivemos uma rápida reunião para pensar em novos projetos editoriais. O prof. Luiz Trigo esteve conosco partilhando suas idéias sobre o mercado no Brasil. Foi uma conversa interessante, além do mais, o café estava ótimo, como sempre.
Quem sabe 2011 não vem por aí cheio de novidades?
Quem saberá?!

Nenhum comentário: