sábado, 13 de novembro de 2010

ROBERT KURZ na EACH/USP - Lançamento do Mestrado em Estudos Culturais

Postado por Alexandre Panosso Netto

O Programa de Pós-Graduação (MESTRADO) em Estudos Culturais da EACH/USP foi aprovado pela CAPES no último dia 09 de novembro e já começa "com tudo".
Como lançamento oficial do Programa teremos a palestra do social alemão Robert Kurz na EACH na próxima quinta-feira, dia 18 de novembro. Ele lançará seu livro Razão Sangrenta, (Editora Hedra, R$ 49,00) no qual propõe uma crítica do conceito de Esclarecimento.


Segundo dados do convite para o evento: 
O AUTOR
Nascido em 1943, Robert Kurz estudou Filosofia, História e Pedagogia. Vive em Nuremberg como publicista autônomo, autor e jornalista. A área dos seus trabalhos abrange a teoria da crise e da modernização, a análise crítica do sistema mundial capitalista, a critica do Iluminismo e a relação entre cultura e economia. Publica regularmente ensaios em jornais e revistas na Alemanha, na Áustria, na Suiça e no Brasil. Escreveu, entre outros, O Calapso da Modernização, O Retorno de Potemkin, Os Últimos Combates e Schwarzbuch Kapitalismus (O Livro Negro do Capitalismo).
O LIVRO
Lançado na Alemanha em 2004, Razão Sangrenta: ensaios sobre a crítica emancipatória da modernidade capitalista e seus valores ocidentais traz quatro ensaios escritos entre 1993 e 2003 por Robert Kurz, uma das maiores vozes dissidentes da contemporaneidade: “Razão sangrenta”, “Ontologia negativa”, “Tábula rasa” e “Dominação sem sujeito”; artigos que estão intimamente ligados por um laço comum, a crítica ao Esclarecimento ou Iluminismo. Uma crítica da própria modernidade, da sociedade capitalista baseada na abstração das qualidades sensíveis e propensa à destruição do mundo, da sociedade assentada no valor.
Publicados originalmente na revista Krisis, da qual Kurz foi um dos principais editores, os textos agora publicados foram, em grande medida, responsáveis por sua cisão e pela criação, por Kurz e outros, da revista EXIT!

Quando: Quinta-feira, 18 de dezembro de 2010.
Horário: 18h30m
Endereço: Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Universidade de São Paulo. Rua Arlindo Béttio, 1000. Bairro Ermelino Matarazzo. São Paulo-SP.
Local: Anfiteatro 2 (Ciclo Básico)
Gratuito. Não é necessário inscrição.
Sobre o programa de Mestrado em Estudos Culturais: O processo seletivo será aberto em breve e será divulgado no site www.each.usp.br

Nenhum comentário: