terça-feira, 30 de novembro de 2010

Mestrado em ESTUDOS CULTURAIS - USP

Postado por Alexandre Panosso Netto


O novo programa de Mestrado em Estudos Culturais da EACH/USP já tem endereço na www:
www.each.usp.br/estudosculturais
O processo seletivo está para ser iniciado. Aguarde o edital.
As aulas começam em março de 2011.
IMPORTANTE: É MESTRADO  stricto sensu, aprovado pela CAPES.
Abaixo mais informações. Texto oficial do programa.

Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais
O novo Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo abre processo seletivo para mestrado no primeiro semestre de 2011.
 Sobre o Programa:
O Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais foi criado por docentes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades com o intuito de promover pesquisa de pós-graduação fortemente interdisciplinar, recuperando e atualizando para o contexto latino-americano os estudos culturais. O programa se organiza em quatro linhas: "Cultura, Políticas e Identidades", "Crítica da Cultura", "Cultura e Ciência" e "Cultura, Saúde e Educação".

Sobre os estudos culturais:
Os estudos culturais se originaram no Reino Unido na década de 1950 como um campo interdisciplinar oriundo dos estudos literários e históricos e depois se expandiram para os Estados Unidos e América Latina. Os estudos culturais partiram de uma crítica da concepção de cultura entendida como alta cultura, deslocando o foco de análise para a cultura ordinária da classe trabalhadora. Em seguida, ampliaram o leque de investigações. Os pesquisadores dessa área buscam, em termos gerais, compreender as intersecções entre cultura, indivíduo e sociedade. Alguns trabalhos questionam as fronteiras entre alta cultura e cultura de massa ou comercial, investigam os processos de produção da cultura, abordam objetos culturais híbridos, configurações identitárias de grupos socialmente marginalizados, processos migratórios e trocas culturais que deles advêm. Em vertente complementar, os estudos culturais contribuem para a crítica das disciplinas e saberes consagrados, indagam sobre os modos como se vêm produzindo historicamente as pedagogias, as ciências e sobre que interesses subjazem a elas; isto é, a partir de uma visada crítica e histórica lançam a dúvida sobre a construção do conhecimento no Ocidente e sobre o modo como este se impõe sobre formas alternativas de cultura e conhecimentos.

Site do programa: www.each.usp.br/estudosculturais
Inscrições: entre 06 de dezembro de 2010 e 21 de janeiro de 2011
Processo seletivo: de 07 a 11 de fevereiro de 2011
Início das aulas: março de 2011
Contato: pos-each@usp.br

Nenhum comentário: