segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Formas de avaliação na Universidade

Postado por Alexandre Panosso e Tatiana Panosso

Os três artigos anteriores, de acadêmicas do curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH/USP, são o resultado de uma forma de avaliação Prof. Dr. Marcelo Arno Nerling em sua disciplina de Direito Administrativo, no quarto semestre do curso. Todos os acadêmicos devem publicar um artigo sobre tema relativo às aulas. Esta é uma das avaliações da disciplina.
Ontem conversávamos com o prof. Nerling sobre essa metodologia, e ele nos explicou que sua intenção é apurar o senso crítico dos estudantes, bem como mostrar a eles que todos podem/devem expor suas idéias, pois como futuros gestores de políticas públicas, essa é uma ação fundamental na vida profissional.
Segundo ainda o colega professor, o retorno tem sido interessante, pois muitos alunos nunca haviam publicado nada, em site, revista, blog, jornal, etc., e de certa forma, ao o fazerem, sentiram-se capazes, abertos a novas idéias, críticas e estabelecerem novos contatos, perdendo o medo de se expor. Ou seja, os objetivos da disciplina acabaram sendo alcançados.
E o que temos a ver com isso tudo?
O fato é que as três acadêmicas, leitoras de nosso blog, solicitaram permissão para publicarem seus textos aqui. Discutimos a questão brevemente e aceitamos, pois trata-se de uma forma de divulgarmos suas idéias e de auxiliar no processo de aprendizagem.
Às vezes, como professores, temos que buscar novas formas de avaliação que incentivem o aluno a sempre aprender mais, desta maneira, damos os parabéns ao prof. Nerling pela inciativa e apoio dado a seus acadêmicos.

Ps.: o prof. Nerling autorizou a referência a seu nome no texto acima.
...........................................................
Reiteremos que este blog está aberto e disponível para discussão de novas idéias e pontos de vista, mesmo que diferentes dos nossos. O processo de produção e amadurecimento do conhecimento se faz também com debates críticos, coerentes e livres de preconceitos.

Nenhum comentário: