quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Defesa de monografia em Lazer e Turismo na EACH/USP

Postado por Alexandre Panosso Netto

Quem é professor universitário sabe que todos os anos deve orientar alguns acadêmicos em suas monografias de conclusão de curso, também conhecidas como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Em 2010 fui agraciado com 4 orientandas que se comportaram muito bem e desenvolveram seus estudos de maneira exemplar. E falo isso com orgulho, pois é verdade. A menor nota das quatro foi 8,5 e a maior foi 10. 
Faço aqui minha homenagem às novas bacharéis em Lazer e Turismo pela USP.

A primeira a defender foi a Debora de Souza Mello, que apresentou o estudo "Análise das políticas públicas de turismo e patrimônio cultural na cidade de Mogi das Cruzes-SP". 
Debora é de Mogi, por isso optou pelo tema. Pelo que tudo indica seu caminho será na gestão do turismo. Assim espero.
Débora em momento de arguição.
Festa com os amigos após a aprovação. Aurélio (meu orientando no ano passado), Cristina, Debora e Alexandre.

A segunda foi a Giovana Schiavon que escreveu o TCC "Turismo, turista e gastronomia: relações encontradas por meio de pesquisa com estudantes da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo". Ela identificou se os estudantes da EACH/USP viajam se preocupando com a gastronomia que vão encontrar no destino escolhido. A resposta foi negativa. Vimos que a gastronomia do destino pouco influencia o viajante analisado.
Giovana defendendo suas idéias.

A Letícia Higashi Lessa Ayres foi minha primeira orientanda que optou por investigar um tema usando a Fenomenologia. Seu estudo foi "Análise fenomenológica do turismo em São Sebastião a partir do discurso de um grupo de residentes locais". 
Letícia pratica turismo de segunda residência em São Sebastião desde criança, isso foi um fator motivador para a investigação. Além do mais, segundo ela, a Fenomenologia chamou sua atenção desde o primeiro ano de faculdade, quando "foi obrigada" a ler meu livro "Filosofia do Turismo". 
Neste texto conseguimos fazer a união entre a filosofia e os temas turísticos, o que para mim, que sou formado em filosofia, é muito importante.
Letícia, confiante, esperando a nota final.

A última defesa foi da Cristina Justino do Nascimento que defendeu a monografia intitulada "O conceito de Shkolé em Platão e Aristóteles". Ela se debruçou sobre os autores fundadores da filosofia para analisar como eles perceberam o ócio (lazer/vagar) no mundo antigo. O detalhe é que o termo grego shkolé tem muitos significados e a revisão bibliográfica apontou isso.
Esse texto também me trouxe uma grande satisfação, pois mais uma vez conseguimos unir o debate filosófico com o turístico.
Cristina explicando o completo conceito de shkolé.

Banca: Luiz Octávio de Lima Camargo, Luiz Trigo, Cristina e este que escreve. (Não tenho fotos das outras bancas...).

Parabenizo às novas bacharéis em Lazer e Turismo pela USP e estimo grandes realizações profissionais. Acho que nos veremos em breve, pois há vários programas de mestrados com processo seletivo de alunos abertos na EACH-USP. Vai que pinta uma nova orientação, hein?! Seria interessante.

Após as defesas, sempre é assim: muitos sorrisos, abraços, alegria, fotos e festa.
Que assim sempre seja.
Amém.

Um comentário:

Debora de Souza Mello disse...

Professor Panosso, quero muito te agradecer por toda dedicação e confiança que depositou em mim e em minha pesquisa. Foi sem dúvida um ano de muito aprendizado e também de revelações pessoais, pois nestes 5 anos de faculdade (e intercâmbio), atuava somente no mercado apesar de amar a faculdade. Agora me sinto confiante e determinada a também continuar na carreira acadêmica em paralelo com a gestão turística lutando pelo desenvolvimento do turismo.
Um grande abraço e muito obrigada pelo incentivo! Ainda temos muito trabalho pela frente, esse foi só o começo.

Quem se interessar pela monografia, cujo título é "Análise das políticas públicas de turismo e patrimônio cultural na cidade de Mogi das Cruzes-SP" estará disponível na biblioteca da EACH - USP a partir de março/2011 ou mande um e-mail para debimogi@usp.br